Há uma frase na entrada do Cenáculo
Espírita Casa de Maria – instituição espírita que conta com a
campanha do quilo para manutenção de uma creche, que diz:
Há quem precisa de ajuda e há quem
precisa ajudar. Perguntei ao presidente da instituição qual o autor
do pensamento, mas ele não soube dizer com precisão. Disse que foi
um dos trabalhadores da casa.
A frase revela uma necessidade pouco
percebida – nós precisamos ajudar os necessitados. Precisamos
desenvolver os sentimentos de amor ao próximo de caridade de cuidado
com o semelhante.
A campanha do quilo, por sua vez
promete a quem realiza-la com fequencia:
BENEFÍCIOS QUE A CAMPANHA OFERECE:
a) alijar de nossas almas o orgulho, a
vaidade e o egoísmo;
…....
Alijar quer dizer eliminar. Parece-me ,
à primeira vista, difícil que uma ação educacional obtenha
tamanho êxito, mas como me considero aprendiz dos temas da campanha,
não vou contestar de início. Acho porém que precisamos desenvolver
um método ou uma ciência que nos mostre as realidades morais.
Poderíamos, em um esforço de
tentativas e erros sugerir aos pesquisadores que examinem as pessoas
que fazem campanha a mais ou menos tempo.
Vejamos um exemplo: Elias Sobreira.
Luzia Amaral Sobreira a viúva do nosso
exemplo, relatou nos:
Um dia, ou melhor uma noite Sobreira
contemplava a rua através de uma janela de sua casa. Observou um mendigo que
se postava debaixo de uma marquise. O mendigo estava sem camisa.
Sobreira voltou-se para a esposa e disse: eu tenho uma dúzia de
camisas e aquele irmão não tem nenhuma; isto não é justo. Retirou
uma camisa do seu armário, franqueou a rua e entregou a peça ao
semi desnudo.
Para quem privou da amizade de Sobreira
sabe que se ele tinha uma obsessão era praticar o bem – aliviar a
dor. Disse-me certa vez – se eu puder evitar um mal a uma formiga
não medirei esforços para tal.
Cabe apenas uma pergunta: o Sobreira
nasceu assim mesmo ou desenvolveu esse grande coração por causa da
campanha do quilo? Se a campanha retirou o egoísmo do Sobreira,
penso que pode também livrar nosso coração desse peso.
Mas a proposta de pesquisar os reais
efeitos da campanha do quilo nas pessoas, permanece de pé. Está reservado ao futuro a analise científica de tais efeitos.
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