sábado, 1 de dezembro de 2012

Século XX - Nasceu a Campanha do Quilo espírita


Ouvi Sobreira dizer que a campanha do quilo teria vindo antes do tempo. Semelhantemente à apreciação que Allan Kardec fez da doutrina de Sócrates e Platão, Sobreira quis dizer que os homens ainda não estavam preparados para entender, praticar e manter a campanha do quilo nos padrões de elevação moral que representam sua essência.
Não sei se concordo com o mestre Sobreira, mas gostaria de situar e fazer breve avaliação sobre o processo regenerador que vem se instalando nas últimas décadas.

O Século XX assistiu a grandes transformações na face do planeta; impressionante evolução científica na Física, na Biologia.... Velocissimas transformações tecnológicas, políticas e sociais. Sob pesados tributos de trabalho e sofrimento, o mundo avançou.

Além disso, ao lado da evolução material, observamos sinais claros de evolução moral. Se os espíritos, antes de suas reencarnações comprometem-se a desenvolver trabalhos em favor do melhoramento geral, tal como ocorreu com Einstein, Max Planck, De Broglie, Heisenberg, na área moral, espíritos de escol voltam à Terra para suavizar os costumes, reduzir a violência, fomentar a Fraternidade.

Vimos Mohandas Karanchand Gandhi, Albert Schweitzer, Tereza de Calcutá, Irmã Dulce, Titus Brandasma, Francisco Cândido Xavier, Divaldo Pereira Franco e Elias Sobreira embora aparentemente distantes, ensinaram e exemplificaram o Amor ao Próximo.

Gandhi envolveu multidões nas ações de desobediência civil e não violência (ahimsa). Schweitzer embora detentor de diversos títulos que o destacavam na civilização européia, não vacilou em estudar medicina unicamente para combater a malária - trabalho gratuito e até sacrificial - em favor dos nativos da África Equatorial francesa.

Tereza de Calcutá, na Índia e irmã Dulce no Nordeste brasileiro dedicaram-se sem reservas ao trabalho de aliviar a dor do próximo.

Titus Brandsma faceou corajosamente a arbitrariedade dos nazistas na segunda guerra mundial, foi encerrado em um campo de concentração na Holanda e perdoou seus agressores, fazendo o bem aos seus algozes e dividindo com outros condenados sua reduzida alimentação.

Francisco Cândido Xavier testemunhou a humildade e a caridade por décadas e nos legou diversas enciclopédias de Ciência, Poesia, História, Literatura, Sabedoria.... Demonstrou exuberantemente as relações do Espiritismo com diversas áreas do conhecimento, das artes e desvendou mais amplamente a vida após a morte.

Divaldo entregou sua vida para educar, nos processos de Jesus, milhares de crianças e de jovens na Mansão do Caminho e tem levado a todos os recantos do planeta a boa nova do Espiritismo.

E o nosso mestre Sobreira? Modificou o panorama do movimento espírita. Havia muito academicismo e poucas ações de amor. Antes dele, reduzido número de espíritas; nos centros espíritas apenas os doutores usavam a tribuna. Depois dele centenas de trabalhadores do bem espalham-se pelas ruas de Recife e de outras cidades do Brasil em busca de um justo apoio para as casas de caridade. Hoje são diversas creches, lares de idosos, projetos educacionais e assistenciais apoiados pela campanha do quilo.

Fundou a Fraternidade do Quilo para coordenar esses trabalhos, também em diversas localidades do Nordeste e atuou decisivamente para a fundação da Escola Central da Campanha do Quilo do Rio de Janeiro.

Fundou a Casa dos Humildes, uma instituição, que, segundo ele mesmo em diversas palestras pelos centros espíritas, seria um lar para os desabrigados; para os sem lar, sem teto. Estes, dizia, seriam convidados para o abrigo, para receberem alimento, moradia, banho, cuidados médicos, carinho, fraternidade.

Com mais de noventa anos, com o título de Major da Aeronáutica,  podíamos aprecia-lo sentado em um banquinho (porque já não possuía energia de manter-se de pé) em frente ao Supermercado "Bom Preço" de Casa Amarela estendendo o apelo da caridade aos transeuntes.

Centenas de espíritas, muitos hoje desencarnados, aderiram ao seu trabalho. Vários já sinalizaram do além, mostrando-se felizes pelas realizações de amor, viabilizadas em suas vidas pela Campanha do Quilo.

Se Deus permitir, relatarei algumas experiências de Elias Sobreira e dos seus companheiros trabalhadores da Campanha do Quilo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário