segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Vaidade e Campanha do Quilo

A campanha do quilo, poderia provocar vaidade em algumas pessoas?

Desde que se trata de uma atividade considerada nobre por muitas pessoas, os trabalhadores da campanha do quilo, poderiam sentir-se envaidecidos e talvez até "superiores" a quem não participa do trabalho.

Nós seres humanos, vez por outra, incidimos em posturas,  adotamos atitudes completamente destoantes dos princípios cristãos, até mesmo dentro das agremiações que se propõe a adotar os sublimes ensinos de Jesus como diretriz de todos os projetos e de todas as ações.

Envaidecer-se por fazer a campanha do quilo é um contrassenso. O objetivo principal da campanha é cultivar a humildade e nos livrar da vaidade, da presunção e sentimentos da espécie.

Felizmente, se as pessoas persistem na atividade, apesar da contradição, acabam por aprender o sentido verdadeiro da campanha, isto é: esforço concentrado para eliminar orgulho e vaidade. E superam a vaidade, até mesmo com a ajuda da espiritualidade que observa o esforço sincero do participante para vencer as próprias inferioridades.

Por outro lado, se a pessoa insiste em acreditar que possui méritos ilusórios, tenderá a abandonar a campanha. Submetendo-se às críticas que vez por outras são dirigidas aos tarefeiros da campanha, se não se submetem ao tratamento de recuperação moral que essas críticas representam, sente-se frustrado em sua vaidade.

Apesar desse abandono ter sido motivado por uma imperfeição, essas pessoas não deixaram de sentir as blandícias de realizar a beneficência, por isso cedo ou tarde retornam à campanha, saudosos daqueles sentimentos elevados que somente a prática da caridade proporciona.

Por fim, constatam que livrar-se da vaidade é renunciar a uma das fontes de desgostos e decepções, fato que nos deixa mais leves e felizes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário