segunda-feira, 14 de outubro de 2013

O que leva as pessoas a fazerem campanha do quilo?

A piedade é o grande móvel dos legionários do quilo. Segundo a parábola do bom samaritano o que socorreu o homem caído foi aquele que foi tocado de compaixão.

No mundo em que vivemos, o sofrimento material, a necessidade a fome, as duras provas do abandono, são diversas vezes, visíveis para todos. Em muitas partes do nosso planeta, pessoas pobres, sofredoras, algumas vezes vencidas pelo alcool, pelas drogas, pelo desprezo dos familiares, estendem as mãos e mendigam o pão cotidiano.

Crianças que poderiam ser nossos filhos, nossos netos.... Velhinhos alquebrados sem assistência e sem carinho vagueiam nas ruas em busca de um pouso.... Enfrentam as intempéries, expostos a possíveis ações de pessoas inclementes, cruéis.

Muitos dos nossos conhecidos se queixam da sensação de incapacidade de fazer o bem. Por vezes se aproximam e oferecem uma moeda, ou, quando muito um pão, uma roupa, ou prato de sopa. Mas sabem que esses benefícios se consomem e a necessidade retorna em breve. Sabem que poucas pessoas se dispõem a abrigar os moradores de rua; a oferece-lhes teto e vida digna.

É exatamente em meio a reflexões como esta que surge o magnífico trabalho da campanha do quilo. Fundada em 1938 no Rio de Janeiro para recolher donativos de porta em porta para um lar de crianças carentes, a campanha realizada continuamente nos dias de folga, sábados, domingos e feriados, provê, quase 70 anos depois, bens de primeira necessidade a centenas de pessoas fragilizadas, de crianças, velhinhos e enfermos pobres.

Com saco branco às costas e mochila nas mãos caminha o legionário pedindo para quem tem para dar a quem não tem. Com o coração feliz, porque cheio de amor, prossegue o tarefeiro do bem. A piedade que sente pelo próximo converte-se em serviço, em ajuda concreta. As mais altas aspirações de sua alma sensível estão satisfeitas; a consciência está apaziguada.

Realizar a campanha do quilo é um dever de consciência. Realizar o dever é ter a consciência tranquila. Ter consciência tranquila, significa conquistar a Paz Interior.


Nenhum comentário:

Postar um comentário