sábado, 2 de novembro de 2013

Missão dos Espíritas

Ó verdadeiros adeptos do Espiritismo!... sois os escolhidos de Deus! Ide e pregai a palavra divina. É chegada a hora em que deveis sacrificar à sua propagação os vossos hábitos, os vossos trabalhos, as vossas ocupações fúteis. Ide e pregai.
(…)
Que importam as emboscadas que vos armem pelo caminho! Somente lobos caem em armadilhas para lobos, porquanto o pastor saberá defender suas ovelhas das fogueiras imoladoras.
Erasto - Paris 1863 – KARDEC, Allan – O Evangelho Segundo o Espiritismo – Edição FEB

Em maio de 1977 após assumir a presidência executiva da Escola do Quilo, visitamos diversas instituições espíritas e convidamos trabalhadores mais dedicados e assíduos na campanha do quilo para compor a diretoria. Selecionei, em princípio jovens estudiosos do Espiritismo; adicionalmente aceitei indicações. Diretoria formada, reunimo-nos para traçar planos de trabalho.

Naquela época, participávamos da campanha na Casa dos Humildes em companhia de Elias Sobreira. Quando terminávamos a atividade, nas ruas, o conhecido amigo de Sobreira e também pioneiro da campanha, João Rodrigues da Costa chegava com uma kombi para conduzir o produto da arrecadação à Casa dos Humildes que é um lar de idosas.

João Rodrigues solicitou que eu comparecesse a uma reunião de mediunidade no Núcleo Espírita Centelha de Jesus porque havia um orientador espiritual que desejava transmitir uma mensagem.

Em uma segunda feira compareci ao Centelha. Casa cheia, vibrações espirituais harmoniosas pairavam no ar. Muita gente estava na instituição em busca de conforto para suas aflições. Como nos tempos de Jesus homens, mulheres, jovens, ricos e pobres,,,,, todos aportavam à casa espírita confiantes nos recursos do consolador.

Convidado, adentrei a uma cabine onde se encontrava em transe o João Rodrigues. O espírito saudou-me com palavras fraternas. Perguntou como estava a Escola do Quilo. Respondi que estava bem (na verdade eu ainda era um jovem inexperiente, pouco sabia de administração de instituições espíritas – respondi com insegurança). O espírito prosseguiu com diversas instruções e rematou:

- Todos os diretores da Escola do Quilo são médiuns. Preciso vigilância e apego ao Evangelho, aos princípios superiores de amor, renúncia, paciência, perdão... porque vocês serão perseguidos – se não o forem pelos homens serão pelos espíritos que não desejam o desenvolvimento do Espiritismo. Não temam, não desanimem, apenas pratiquem o Amor ensinado pelo Divino Mestre, não se esqueçam que os meninos das ruas somente atiram pedras em árvores que produzam bons frutos.
Quando vos encontrardes em meio à incompreensão, à ingratidão, mesmo à calúnia, lembrai-vos de que com a dor, Jesus está informando que estais no caminho certo.
Persisti, porque o progresso está ocorrendo e a felicidade espiritual não tardará.

Aquela mensagem foi muito útil em diversas ocasiões. O pensamento de que os discípulos do Cristo foram perseguidos e que sofreram perseguições gratuitas, serve de apoio para o prosseguimento da tarefa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário