quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Mensagem espírita cristã nos lares

Por volta de março-abril de 1978 viajamos Antonio Alves de Sá Sobrinho e eu (Isoláquio) para visitar algumas instituições espíritas, no Rio em Minas Gerais, no Paraná e em São Paulo.

Um dos nossos objetivos era manter contato com gráficas que imprimissem mensagens espíritas e que eventualmente pudessem abastecer as atividades da campanha do quilo em Recife.

Estávamos ainda no início do bom constume de distribuir mensagens no decorrer da campanha. Algumas instituições imprimiam suas próprias mensagens, mas outras ainda tinham dificuldades em obtê-las.

Em Mirassol,  Interior de São Paulo residia uma dupla de espíritas - Osvaldo Cordeiro e Adelino da Silveira, que distribuíam mensagens para todo o Brasil. Fomos até Mirassol.

Pernanecemos uns dois dias em companhia dos amigos antes de retornar. Procurávamos trocar idéias sobre organização de instituições espíritas, melhores médotos de estudo e trabalho.

Conhecemos os médotos de distribuição de mensagens (a maior parte das, se não todas, mensagens que distribuíam eram provenientes da mediunidade de FC Xavier, de quem eram amigos pessoais). Mostravam-nos com entusiasmo como oferecer discretamente tais mensagens aos interlocutores, atendentes de lojas, cobradores de ônibus e vez por outra, algum transeunte.

Certa feita, dirigimo-nos para rodoviária e o Osvaldo ofereceu uma mensagem a um funcionário da empresa de ônibus. Ato continuo perguntou como eram nossos trabalhos de campanha do quilo e como eram distribuídas as mensagens. Explicámos que a campanha consistia em pedir de porta em porta gêneros de primeira necessidade e dinheiro para manutenção de orfanatos e abrigos de idosos.

Insistiu o Osvaldo e como é a distribuição das mensagens. Descrevemos que após o pedido de colaboração, independentemente de o interlocutor haver contribuído ou não ofereciamos a mensagem.

O Osvaldo entre admirado e perplexo, no bom sentido, perguntou: Vocês distribuem as mensagens nos lares!...

Aquela admiração comunicou uma verdade sábia: o lar é a base da formação moral e intelectual do ser humano na terra é o melhor e mais eficiente educandário. Divulgar o bem, o amor a mensagem imortalista no lar é um grande e valioso serviço.
...
Fatos que observamos posteriormente na campanha do quilo nos comprovaram que a campanha é um canal imensamente eficaz de divulgação do  Espiritismo Cristão nos lares, nas lojas, nos supermercados, nos antros de viciação e de crime, nos prostíbulos.... A Luz de Jesus penetra por toda a parte!
Vale a pena realizar a Campanha do Quilo!





Nenhum comentário:

Postar um comentário