sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Sobreira presente a uma festa de final de ano


Tarefa de praxe entre nós, legionários do quilo é divulgar a Doutrina Espírita e o Evangelho de Nosso Senhor e Mestre Jesus.

Há vinte dias, aproximadamante, proferia uma palestra sobre a Doutrina Espírita, a Senhora V. G. encontrava-se na mesa; era a responsável pela prece.

Enquanto eu falava observei algumas movimentos algo emotivos da Sra. V. Ao encerrar a reunião, explicou:

Enquanto você falava, voltava à memória fatos que observei em minha juventude com Elias Sobreira:

Residia em São José do Belmonte, onde Sobreira tinha vários parentes. Algumas senhoras ante a expectativa da visita de Sobreira, mostravam-se preocupadas e algo sobresaltadas.

Quando o fundador da Campanha do Quilo chegou na cidade procurou sem detença realizar uma ação de benemerência. Identificou um grupo de pessoas pobres, providenciou um lanche, estacionou em uma praça, diante de uma farmácia, reuniu os necessitados, proferiu uma prece à Jesus e iniciou distribuição de lanches.

As pessoas mais conservadoras comentavam, "Ave Maria, meu Deus lá vem um espírita, olha o que faz o Elias..."

Em outra ocasião, em uma noite de final de ano, reuniam-se personalidades de destaque social, políticos da região e desenbargadores. Alguns eram parentes do Elias Sobeira. A situação de sobressalto permanecia: havia quem comentasse: Elias vai comparecer, ai meu Deus alguma coisa vai acontecer....

De fato, quando todos estavam reunidos, Sobreira presente, prestes a inciar o consumo do alimento, Sobreira declarou: antes do jantar, vamos fazer uma prece. Proferiu uma prece e todos então puderam iniciar o consumo do banquete.

Mas as preocupações não cessaram. Será que haverá mais um impacto? Sobreira retirou do bolso uma mochila, mostrou-a aos circunstantes e lançou um apelo: Estamos realizando obras beneméritas, aqui todos podem contribuir. O choque cultural foi significativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário