domingo, 13 de abril de 2014

Campanha de hoje


Hoje realizamos mais uma campanha do quilo em favor de uma creche. O trabalho consistiu em pedir de porta em porta no bairro de Campo Grande em Recife. A população daquele bairro sempre mostrou boa vontade, receptividade aos trabalhadores da campanha. No dia de hoje não foi diferente – simpatia e disposição em colaborar. Se as pessoas não podiam colaborar tinha a gentileza de justificar e declarar que na próxima oportunidade ajudariam à creche. Feijao, arroz, macarrão, uma moeda... as doações são importantes para a manutenção da instituição.

Durante a reunião preparatória, o dirigente declarou que cada campanha é diferente das precedentes, sempre aprendemos alguma coisa do Evangelho, dos preceitos espirituais. O dirigente alertou para o fato de nós, apesar de não usufruirmos das doações materiais, recebemos, benefícios espirituais, bênçãos do mais alto, recursos morais para desobsessão individual e coletiva. Em outras palavras, nós somos os mais necessitados da campanha e, ao mesmo tempo, os mais beneficiados.

Algumas pessoas abordadas solicitaram preces para si ou para parentes necessitados ou enfermos. Ao final da campanha, fizemos preces para quem as solicitou e rogamos a Deus por nós, pelos nossos parentes, colegas, vizinhos e até para os que desgostam de nós, encarnados e desencarnados.

Um dos presentes, disse que reencontrou antigo desafeto; este ao vê-lo disse: como pode ser, você nessa situação... E ao mesmo tempo abraçou-o. Gesto fraterno que foi correspondido. O interpelado explicou o que é a campanha. E a reconciliação efetivou-se sem mais delongas. Os motivos de antagonismo foram superados.

Por fim, surpreendeu-nos o número de participantes. Há alguns anos, que o número de trabalhadores da campanha situava-se cronicamente abaixo de 10 participantes. Nós procuramos fazer divulgação dessa campanha, no próprio cenáculo nas reuniões públicas e em instituições próximas. Convidamos as pessoas por telefone e por e-mail. Durante vários meses, enviamos mensagens a pessoas que não comparecem, outros comparecem por algum tempo e desistem.

Hoje, porém, tivemos a grande safisfação de ver desessete pessoas unidas no ideal cristão de ajudar a crianças carentes e suas famílias. Quinze homens, um deles com a idade de 14 anos e duas senhoras – todos de boa vontade. Compreendemos que a campanha funciona como um campo; nós realizamos a campanha, divulgamos, convidados as pessoas, enfim semeamos a semente – Deus, porém, no tempo certo, dá a colheita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário