domingo, 13 de julho de 2014

Continuidade da Campanha do Quilo


Há trabalhadores da campanha do quilo que além de se sentirem felizes por aliviar o sofrimento alheio, consideram, com acerto, a campanha como um compromisso. Dizem que para alcançar resultados mais significativos, é necessário que seja realizada repetida e frequentemente durante longos períodos. Alguns se afeiçoam de tal modo que só interrompem a atividade quando as forças físicas tornam-se absolutamente insuficientes.

Exemplo clássico do que dizemos foi legado pelo grande iniciador da Campanha do Quilo, Elias Sobreira. Quando o conhecemos, contava uns 70 anos de idade e não tinha mais saúde nem forças para suportar um saco de 10 ou 15 kg. Por isso, dedicava-se a realizar a campanha de pé, parado nas esquinas, quando estendia a mochila aos transeuntes e pedia para as internas da Casa dos Humildes.

Á medida que a idade avançava, afirmava que a atividade espírita que ele mais amava era a campanha do quilo. Perguntou-me várias vezes se havia campanha do quilo no mundo espiritual. Eu, apenas para confortá-lo de suas preocupações, respondia afirmativamente.

O tempo continuou avançando, e com ele a idade de Sobreira. As forças continuaram declinando, em pouco tempo não tinha mais condições de permanecer de pé. Com mais de 80 anos, decidiu continuar realizando a campanha; a partir de então, sentado em um banquinho. As rugas muito aparentes a ancianidade muito pronunciada e Sobreira (nesta época com a patente de Major da Aeronáutica), continuava realizando a campanha sentado. Só parou quando não tinha absolutamente mais forças para tal.

Ele não precisava de pedir para si ou para sua família. O salário que recebia era suficiente para sua manutenção e ainda para adquirir alimentos e distribuir fartamente para os pobres.

Outros trabalhadores nos oferecem exemplos semelhantes: Pedro Augusto (também militar da reserva da Aeronáutica), realiza campanhas por décadas a fio. Conheci o Pedro em 1976 no Núcleo Eespírita Auta de Souza; desde aqueles tempos, dedicado tarefeiro da campanha do quilo. Hoje, segundo relatos de amigos, Pedro encontra-se com as forças físicas declinantes; realiza a campanha de pé, encostado em uma parede por não ter energia para dispensar o apoio.

O que se pode concluir desses e de vários outros exemplos? Existem pessoas,  conhecedoras do Espiritismo, que perceberam a grande importância espiritual da Campanha do Quilo. Nesse mister, difunde-se a mensagem do Cristo - esclarecida pelo Espírito da Verdade -,  a Doutrina Espírita. Muitos são tocados por essa Luz, recuam dos males que eventualmente desejariam praticar e livram-se de dores por vezes muito grandes para si e seus familiares. Despertam para o Bem Infinito e, gratos a Deus, tornam-se mais felizes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário