domingo, 30 de agosto de 2015

Qual a campanha mais valorizada espiritualmente?

Ao iniciarmos nossos trabalhos de campanha do quilo, realizávamos, aos domingos, campanha de porta em porta. Alguns meses após o início dos trabalhos, fomos convidados pelo Sr. Fernando Mendes de Oliveira para realizarmos campanha em companhia de Elias Sobreira, que já estava com a idade aproximada de 70 anos e havia poucos legionários realizando campanha com ele.

Passamos a realizar campanhas aos sábados em favor da Casa dos Humildes. Essas campanhas eram realizadas na feira de casa amarela. Havia duas modalidades de campanha: uma de ponto - o legionário se postava em uma esquina e lançava o apelo aos pedestres; outra era a campanha de feira. O legionário abordava cada feirante e lançava o apelo de contribuição, que era atendido por doação de frutas, verduras, etc.

Atualmente, além das formas de campanha que citamos acima, pratica-se a campanha de sinal. O trabalhador da campanha permanece em uma esquina de rodagem de automóveis nas proximidades de um sinal de trânsito, como dizem os paulistas um farol. Quando os automóveis param o legionário do quilo aproxima-se do motorista e dos passageiros e lança o apelo em favor das instituições de caridade.

Nas campanhas de porta em porta arrecada-se prioritariamente gêneros alimentícios, nas campanhas de ponto e de sinal, prioritariamente dinheiro. Mas, em nossa forma de definir, todas são campanhas do quilo.

Do ponto de vista espiritual qual das campanhas é a mais valiosa? A resposta é, depende do coração e do comportamento do legionário. O que valoriza a campanha é a prática do amor fraterno com humildade.

A dinâmica da campanha de porta em porta, do ponto de vista do mandamento de Jesus - Ide e Pregai, tem a vantagem de levar as mensagens psicografadas por Chico Xavier e outras mensagens genuinamente espíritas cristãs aos lares... Isso mesmo aos lares. Nossas escolas de redenção.

Na campanha de porta em porta também, sem mesmo o trabalhador da campanha saber, abordam-se meretrícios (casas de alegria aparente e sofrimento oculto), locais de encontro de irmãos equivocados, enredados no crime. Pregamos o evangelho de forma discreta, breve a todos.

Na campanha de ponto distribui-se uma quantidade muito maior de mensagens. Estimamos que durante duas horas o legionário distribua 1.000 mensagens.

Nas de sinal o público contribuinte, em regra é o que tem as residências inacessíveis, em apartamentos que não se consegue abordar. Portanto, esse público, após a instalação de campanhas de sinal, passam a ter oportunidades de ajudar o próximo de forma desinteressada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário