sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

DICA DO QUILO IV - Movimentação nas ruas

Nos momentos iniciais das atividades de rua, o dirigente distribuirá os participantes pela área a ser visitada. Dependendo do número de legionários deverá contar com coordenadores que terão o papel de orientar, tirar dúvidas e supervisionar o trabalho.

Tanto o dirigente, quanto os coordenadores deverão participar dos peditórios, mas deverão estar atentos à sua função que é mais geral, ligada à coordenação de um grupo de pessoas. Os coordenadores deverão privilegiar a ação de acompanhar, orientar, prestar apoio aos legionários, corrigi-los com brandura. Logicamente deverão pedir, mas não descuidará da tarefa de acompanhar, observar e apoiar.
Observará se todos estão com os sacos nas costas e as mochilas nas mãos, realizando o trabalho conforme as normas e orientações da campanha do quilo.

Se houver legionários novatos, terá o cuidado de mostrar como se deve dirigir às residências e às pessoas. O novato, antes de mais nada, observará os mais experientes em ação, após essa observação inicial é que deverá começar a abordagem às casas e às pessoas.

Não somente os dirigentes, mas também os coordenadores de equipes deverão procurar fazer parte dos estudos e eventos para dirigentes da campanha do quilo a serem executados sob o patrocínio da Fraternidade da Campanha do Quilo. Afinal, eles, efetuam trabalhos de direção e além disso são, em regra, substitutos naturais do dirigente.

Observará a movimentação do grupo, prestando especial atenção naqueles que se atrasarem e naqueles outros que imprimirem maior velocidade, cuidando para que ninguém se perca pelas ruas.

Os coordenadores alocarão os legionários conforme as ruas, praças e prédios a serem visitados. Nas áreas residencias onde haja mais casas do que prédios, recomendamos distribuir em equipes de 6 ou 8 pessoas sendo que 3 ou 4 pedirão em cada lado da rua. Quando uma das equipes encerrar os trabalhos de um lado da rua, deverão atravessá-la para ajudar os companheiros que ainda não encerraram o peditório na rua considerada.

Prédios acessíveis à campanha do quilo, devem ser visitados por mais de um legionário, conforme o número de apartamentos.

Caso haja casas fechadas, ao chegar-se à porta, bate-se duas vezes, espaçada e moderadamente. Caso não seja atendido, mantendo sempre o pensamento voltado para Jesus, passar para outra casa e assim por diante. Em outras palavras, todas as casas, lojas, apartamentos, que forem encontrados pelo caminho devem ser abordados. Até mesmo os pedestres serão abordados. Em todos os casos, os modos e tons do legionário serão cordiais, benevolentes e amigos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário