terça-feira, 19 de abril de 2016

ELIAS SOBREIRA


Por Ricardo Wagner Mascarenhas

De Salvador BA

No dia dezoito de abril de mil novecentos e cinquenta e sete, vi o irmão Elias Sobreira pela primeira vez. Era a comemoração do centenário de “O Livro dos Espíritos”, num evento memorável no Parque Treze de Maio, Recife-PE. Ele falou no momento final, após os discursos de Batista Campos, Adauto Pontes, Helena Moura e Blandina Flilipini. Sua linda palavra, calorosa de amor, foi uma fragrância de bênçãos!

Em plena juventude dos meus vinte e dois anos de idade, vivendo os primeiros dias de Doutrina Espírita, decidi seguir aquele homem nas tarefas da Campanha do Quilo. Participei com ele de muitas reuniões e tive a honra de recebê-lo em minha casa, em nossa reunião de Evangelho no Lar, durante uma década. Foram dias de muita bênção e paz.

Recordo-me da Escola Central da Campanha do Quilo, que funcionava no Núcleo Espírita Centelha de Jesus, num velho sobrado na rua do Aragão e posteriormente, no novo prédio no bairro dos Coelhos. Sobreira dirigia a reunião da Escola Central do Quilo (atual Fraternidade de Campanha do Quilo) todos os domingos às 17:00 h. Era o momento da programação das tarefas. Visitas aos hospitais, leprosários, penitenciárias, abrigos, orfanatos, aos enfermos e aos centros espíritas como incentivos às Campanhas do Quilo a serem realizadas.

Lembro-me bem de sua postura calma, sua face cheia de sabedoria e sutileza, convidando os companheiros para formarem comissões. Havia uma preferência para acompanhá-lo nas divisões em grupos. Revejo ao seu lado saudosos companheiros, cujos nomes seriam difíceis de lembrar…..


(“Campanha do Quilo – uma prece em movimento” – Edição 2016 – FECQPE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário