segunda-feira, 28 de novembro de 2011

DICA DO QUILO - II - Reunião preparatória

No artigo anterior, DICA DO QUILO, discorri sobre a reunião preparatória da Campanha do Quilo e sobre o respectivo roteiro prescrito por Elias Sobreira. Agora vou enfatizar a importância da reunião preparatória e alertar algumas instituições espíritas para o risco de perda de especialidade do tema "preparação para a Campanha do Quilo".

Certos grupos têm adotado o critério de fundir a reunião preparatória da Campanha do Quilo a reuniões público-doutrinárias espíritas. Tais reuniões doutrinárias que, para os propósitos gerais do Espiritismo, são de elevado valor, não possuem a objetividade, as instruções específicas para as pessoas que participarão das atividades de pedir para os necessitados em plena praça pública.

A Campanha do Quilo requer uma reunião específica como preparação. Nesses reuniões tratar-se-á de temas predominantemente morais, dos ensinos de Jesus que enfoquem a questão comportamental. Tratar-se-á também das melhores atitudes dos trabalhadores da campanha do quilo. Alertar-se-á para atitudes inadequadas, instruir-se-á os novatos e os veteranos com base nos Dez Mandamentos da Campanha do Quilo, nos Benefícios e nas normas da Campanha.

Os legionários, terão oportunidade, diferentemente das reuniões doutrinárias, de fazerem comentários breves sobre o Evangelho Segundo o Espiritismo e sobre os textos da campanha do quilo mencionados no parágrafo anterior.

Nesses instantes que precedem as atividades nas ruas, os espíritos orientadores da campanha inspiram os participantes no momento em que estejam usando a palavra e expõem conceitos adequados ao esclarecimento dos participantes.

Recomendações de elevado teor filosófico-moral, muitas vezes, são e transmitidas por pessoas, algumas vezes, de poucas letras. É tocante observar homens, mulheres, jovens, senhoras e senhores de todas as classes sociais expressarem os mais puros conceitos cristãos.

Sente-se um ambiente psíquico confortador. As baterias espirituais recarregam. Os amigos espirituais aportam fluidos específicos para que o trabalho seja desenvolvido com êxito, fundamentado nos princípios do Amor, da Humildade, da Paciência, do Perdão.

Concluímos que não se deve suprimir, nem mesmo fundir a reunião preparatório com outra reunião doutrinária que ocorra no mesmo instante, em outras dependências da instituição.

Por outro lado, entende-se porque é dever número um do legionário comparecer pontualmente aos trabalhos da campanha.

Aqueles que comparecem sistematicamente atrasados correm maiores riscos de reagirem de maneira destoante dos ensinos cristãos em situações difíceis e delicadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário