sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

TRANSFORMAÇÃO MORAL - II




Base conceitual – prática

Além da base conceitual propriamente dita, sugerimos uma lista de preceitos que, em forma sintética reflitam os padrões morais desejados. A leitura de frases em forma curta, a exemplo dos dez mandamentos da campanha do quilo e da mensagem “O Homem de Bem” constante em O Evangelho Seg. O Espiritismo e outras ajudam a mentalizar objetivos de melhoria comportamental. Podemos adotar mensagens espíritas que resumam os ensimos de O Evangelho Segundo O Espiritismo. Mas o mais completo e recomendável rol de princípios sintéticos é sem dúvida o Sermão da Montanha, com destaque para as bem-aventuranças.

Vamos utilizar as bem-aventuranças como guias de comportamento no nosso trabalho.

Oportuno recordar que o reconhecimento da falta é o primeiro passo na direção da melhoria, mas os esforços de retificação completam-se com a reparação.

Reparação

A reparação consiste em fazer o bem àqueles a quem se havia feito o mal. Quem não repara os seus erros numa existência, por fraqueza ou má vontade, achar-se-á numa existência ulterior em contato com as mesmas pessoas que de si tiverem queixas, e em condições voluntariamente escolhidas, de modo a demonstrar-lhes reconhecimento e fazer-lhes tanto bem quanto mal lhes tenha feito. Nem todas as faltas acarretam prejuízo direto e efetivo; em tais casos a reparação se opera, fazendo-se o que se deveria fazer e foi descurado; cumprindo os deveres desprezados, as missões não preenchidas; praticando o bem em compensação ao mal praticado, isto é, tornando-se humilde se tem sido orgulhoso, amável se foi austero, caridoso se tem sido egoísta, benigno se tem sido perverso, laborioso se tem sido ocioso, útil se tem sido inútil, frugal se tem sido intemperante, trocando em suma por bons os maus exemplos perpetrados. E desse modo progride o Espírito, aproveitando-se do próprio passado.”

KARDEC, Allan – O Céu e o Inferno – Parte I – As penas futuras segundo o Espiritismo – Código Penal da Vida Futura – item 17.

De fato, ao chegar ao mundo espiritual, observamos melhor, com as percepções ampliadas, compreendemos a necessidade de progredir espiritualmente, de refazer o mal de compensar os equívocos com a prática bem, de reconciliarmo-nos com os inimigos. Mas é forçoso reconhecer que aqueles que mesmo antes da desencarnação reconhecem as próprias ações más e que, já nessa existência mesmo, arrependem-se e refazem o que praticaram de errado, progridem mais rapidamente do que os que desprezaram a autocorrigenda.

Quais as vantagens da transformação moral

Embora a principal característica da virtude seja o desinteresse real, completo e absoluto, cabe comentar aqui as vantagens da Transformação Moral. Isto porque no nível evolutivo em que nos encontramos (nível de evolução incipiente), somos, em regra, movidos pelos próprios interesses, ou pelos interesses da família, dos seres amados. Com o desenvolvimento do processo de transformação vamos superando essa fase de interesse próprio. É apropriado, nesta altura de nossa argumentação citar parte da resposta à pergunta 895 (Pode um homem possuir qualidades reais, que levem o mundo a considerá-lo homem de bem. Mas, essas qualidades, conquanto assinalem um progresso, nem sempre suportam certas provas e às vezes basta que se fira a corda do interesse pessoal para que o fundo fique a descoberto.[…]). (Grifei)

Trocando em miúdos a parte acima em negrito, estamos iniciando esforços sistemáticos para obter a Transformação Moral; alguns de nós possui qualidades reais que nos levem o mundo a nos considerar homens de bem. Há algum progresso, mas teremos que conviver ainda com o próprio interesse que é o principal motivador das nossas ações. Por isso, expectativas de proveito são convincentes para nós.

Vamos portanto às vantagens principais dessa melhoria. Algumas delas:

  • aperfeiçoamento interior;
  • paz, tranquilidade, sensação de felicidade;
  • melhoria da saúde física e psicológica;
  • melhoria nos relacionamentos;
  • maior capacidade de entender e resolver os problemas cotidianos;
  • para os trabalhadores espíritas, melhor desenvolvimento dos trabalhos de assistência mediúnica e espírita;
  • os pacientes de desobsessão, tenderão a obter uma desobsessão duradoura;
  • inversamente, aqueles que desprezarem o trabalho de transformação moral, de auto burilamento, poderão obter desobsessão, mas certamente estarão sob risco de recair na obsessão em curto prazo e talvez em situações até mais graves;
  • desprendimento mais suave no momento da separação da alma e do corpo;
  • consciência mais tranquila na Terra, enquanto encarnado e no Espaço após a desencarnação;
  • colaboração na divulgação do Evangelho, por meio da pregação silenciosa – pregação do exemplo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário